segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Política

Não é querendo comparar eleição municipal com federal nem nada, mas o Lula hoje levou um tapa na cara lindo quando perdeu nas capitais e no centro do querido ABC paulista dele. A derrota na capital já era esperada depois da campanha ridícula da Marta, agora é aguentar o Kassab durante 4 anos, e com boas chances de renovação, que só não rola se ele for um Pitta da vida, opa, ele apoiava o Pitta hmm

Em 2010, o PT vai começar a arrumar as malas pra se mandar de Brasília, Sr. Careca vai atropelar o candidato da situação fácil. Ou não.

Chega de política por hoje porque estou com sono. xD

Essa massa de ar quente que anda rondando São Paulo já está me enchendo o saco ¬¬
Nossa, estou falando do tempo, que decadência de assunto...

O que será que prejudica mais: Curiosidade ou ansiosidade? hmm

"And I wonder..."

2 comentários:

Clementine disse...

É chato quando vemos um post que acabamos por intitular de post-provocação. O mais chato, ainda, é que eu não corro de provocação, e ADORO política. Então, prepare-se para um rápida Análise de Conjuntura Política.

Embora muitos digam o contrário, o Lula não saiu enfraquecido nessa eleição. Ele adotou uma postura relativista/amena em diversos locais, principalmente onde tinham candidatos dos partidos da base aliada. Diante disso, creio que as alianças, em âmbito nacional, não foram abaladas, significativamente.

É óbvio que nos locais em que tínhamos a clássica disputa PT X PSDB, o Lula apareceu mais, foi mais explícito, porque aí estamos falando de uma Dicotomia Política Brasileira Histórica.


Quanto à derrota, em São Paulo, maior colegio eleitoral do país, já era esperado. Aliás, não é novidade. Nas eleições presidenciais passadas, a prefeitura de São Paulo não era governada pelo PT, então, essa é uma situação com a qual a cúpula petista já sabe lidar.

Acho que o grande problema do PT em SP é que só tem como "grande" liderança, a Marta. E ela tem uma rejeição MUITO grande. Afinal, por mais que ela faça algo certo, quando abre a boca, consegue atrapalhar TUDO. Fez uma campanha desnecessária, ridícula, desesperada, etc.

Quanto à derrota em Santo André, foi ruim, verdade, entrentanto, Ganhamos em São Bernado, que é uma potência econômica.

Ainda analisando, em termos de grandes colégios eleitorais, falemos de Minas Gerais. Aqui é onde a situação política está mais delicada, na minha opinião.

Primeiramente: foi feita na capital, BH, uma aliança política um tanto quanto questionável, entre PT e PSDB (Acredita? Pois é, acredite se quiser!)que lançaram, como candidado único, Márcio Lacerda (ele foi eleito, etc. =/) que provocou uma divisão no PT.

Muitas lideranças, de porte nacional, foram contra, e muitas à favor. Destaco, aqui, as mais conhecidas, Patrus Ananias e Luís Dulci, ambos foram contra a aliança! E, à favor, destaco a figura do atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que já chegou a ser avaliado como o melhor prefeito do Brasil.

Eu acho que não preciso nem dizer que eu sou RADICALMENTE contra essa aliança, não é?

Ah! por que eu disse que a situação é delicada? Simples (ou não tão simples assim): apareceram, como chave da aliança, Fernando Pimentel (PT) e Aécio Neves (PSDB). Quem não sabe que Aécio pleiteia uma candidatura à presidência?

Análises, que não precisam ser feitas por cientistas políticos para terem validade, mostram que a "jogada do tucano" parece ser a seguinte: Ele se desfilia do PSDB, filia-se a um partido mais neutro (PMDB? ) e é lançado como candidato, apoiado pelo partido do PT. Então, ele lança, como candidato a governador, o Fernando Pimentel.

Legal, né? Que fique registrado aqui, e que você me cobre daqui há dois anos, na época das eleições, eu JAMAIS votaria no Aécio Neves. Se esses rumores se efetivarem e ele for o candidato, não terá meu voto. Lula pode vir beijar os meus pés, que eu não vou concordar com isso.

Eu sou petista, sou sim, e todo mundo sabe que sou, mas, antes de ser petista, eu tenho consciência política, porra.

Bem, falando sobre a repercussão disso, no cenário nacional, digamos que, entre aspas, a capital mineira elegeu um candidato da base do Governo Lula. Então, assim, ele se manteve por aqui. (mas tem toda a ressalva de eu não confiar nessa aliança, etc. )

Em Contagem, segundo maior colégio eleitoral de Minas Gerais, a prefeita Marília Campos (PT) foi reeleita. \o/ Isso foi muito importante.

Em Betim, a cidade que tem a segunda maior arrecadação do estado, Maria do Carmo Lara (PT) foi eleita. "QUEM MANDA EM BETIM É O POVO. MARIA DO CARMO DE NOVO!". Foi uma grande conquista, o PT voltou à prefeitura de Betim depois de 8 anos. "SAÚDE E PAZ, BETIM!" (foi a eleição da minha vida. Fui fiscal, briguei O DIA INTEIRO. Tirei candidato de dentro da escola NO GRITO. E depois da apuração, pulei, gritei, chorei. MEUDEUS, fiquei tão feliz! Foi tanta luta, tanto sofrimento, tanta humilhação que nós passamos!)

Em suma, o que eu queria dizer é que, de um modo ou de outro, o PT não saiu enfraquecido dessas eleições. Embora, é claro, eu sinta que as Eleições de 2010 ainda sejam uma INNNNNKKKKOOOOOGGGUUUUIIIINIIITTAAAAAA! Porque, além do Lula, o PT não tem um nome de grande expressão nacional, o que pode, de certo modo ,propiciar aquela jogada do Aécio (sério, meu estômago revira, só de falar nesse nome), ou no lançamento de um nome não tão expressivo, que pode vir a ser "presa fácil" para o Picolé de Chuchu, o Serra, ou, até mesmo, o Aécio que, até então, é tucano roxo.

Malditos tucanos!

Mas, também, é válido ressaltar que o Lula é o presidente mais bem avaliado da história do Brasil, o que pode fazer com que ele consiga fazer deslanchar um candidato que não seja tão conhecido, que não tenha tanta expressividade.

Etc.

---

Curiosidade nem é prejudicial. Vai por mim, se falo, é porque sei, afinal, sou a Verdade Absoluta (ou será que falo só porque sou curiosa? xD)

Quim disse...

O grande problema é que na eleição passada, o Lula era o candidato do PT, e o cara é o Presidente mais bem avaliado da História Nacional, quem precisa do comando do maior colégio eleitoral do país tendo essa "conquista" à seu favor?
Agora a situação é outra, uma parte do PT (aqueles que não querem largar o taco de forma nenhuma) ainda tenta o Terceiro Mandato, o que seria uma merda pra Democracia Nacional conquistada após tanto sacrifício. Enquanto o resto do partido procura uma solução para aquilo que pode não ter uma solução: alguém do partido para suceder o Lula.
Vão lançar a Dilma pra apanhar em rede nacional? Não parece ser uma boa opção. Ciro Gomes? Esse é outro que o Serra destrói.
E falando no Careca, o pupilo dele vai continuar comandando a maior cidade do país, olha que lindo.
Se a eleição de 2010 é uma incógnita, ao menos podemos concluir que a Direita vem com muita sede ao pote, bem mais do que em 2006, quando era muito improvável uma derrota do Lula.